O novo ano está a chegar e já só pensamos em inovar a nossa estratégia de redes sociais para o próximo ano, por isso hoje falo de tendências para 2021.

2020 está a terminar e obrigou as empresas a digitalizarem-se e a fazerem uso dos vários canais digitais como nunca. Tenho falado de tendências, tal como já aconteceu no artigo “Marketing Digital para 2021“, hoje partilho as tendências para as Redes Socias para 2021.

1 – Stories: esta ferramenta será essencial para a interacção das marcas com a sua audiência. Permite criar conteúdo de forma rápida, que em grande parte dos casos não exige um design trabalhado e é o formato cada vez mais apreciado pelos utilizadores. Por isso, em 2021 faça stories todos os dias e aproveite esta ferramenta ao máximo.

2 – Micro Influenciadores: não são novidade, mas em 2021 vão ganhar mais notoriedade. Investir em grandes influenciadores tem vindo a garantir uma maior visibilidade, mas em termos de interacção os resultados ficam muito aquém do esperado. Já os micro influenciadores, têm a enorme vantagem de serem mais próximos dos seus seguidores e a interação entre eles acaba por ser maior também, daí as recomendações que estes possam fazer resultam em receitas mais eficientes para as marcas investidoras.

3 – Directos: os directos vão-se manter em 2021 como uma das maiores tendências das redes sociais, a possibilidade de assistir a directos sobre diversos temas é o que os utilizadores mais apreciam. Os directos são uma óptima estratégia para criar proximidade com os seguidores e atrair novos. Estes permitem que os utilizadores conheçam melhor as marcas, esclareçam eventuais dúvidas e comentem em tempo real permitindo uma interacção directa com a marca.

4 – UGC: User Generated Content (UGC), é a estratégia que está a aproximar os utilizadores das marcas. O conteúdo gerado pelo utilizador/consumidor (comentários, criticas, publicações, fotos, videos) sobre determinada marca é cada vez mais importante para qualquer empresa. O nível de exigência do actual consumidor é cada vez mais elevado e a grande tendência é a pesquisa por criticas de outros consumidores antes de adquirir um produto ou serviço. Dar o melhor de si é essencial para conseguir uma boa reputação para a sua marca entre os utilizadores, clientes satisfeitos geram conteúdos positivos e vão ser a melhor arma de publicidade que terá.

5 – Vídeo: o vídeo tende a manter-se como uma tendência para 2021, prevê-se que as redes sociais que investiram no grande destaque de vídeos vão a crescer (Youtube, Tiktok, Instagram). O conselho é que crie muitos vídeos criativos e com conteúdo relevante para o seu público-alvo.

6 – Vendas nas redes sociais: a inovação das redes sociais não para e este ano decidiram apostar no e-commerce simplificado, tornando o processo de compra mais curto e confortável para o consumidor. Em 2021 deve explorar ao máximo as nova funcionalidades que as redes sociais disponibilizam (exemplo: Instagram Shopping).

7 – Humanização: apesar do actual consumidor ser cada vez mais adepto do digital, é um consumidor que precisa de sentir que a marca se preocupa com ele e com a sua opinião só assim conseguirá a sua confiança. É fundamental que as marcas se humanizem quer seja no atendimento, na partilha da sua história, mostrar equipa e as suas funções, etc. é importante para o consumidor, sentir a essência da maraca para se poder identificar e fidelizar.

Está pronto para seguir todas as tendências de 2021 para as redes sociais? Se precisar de ajuda já sabe, fale comigo.