As redes sociais assumem um papel, cada vez mais, importante nas rotinas das pessoas e das marcas à medida que esta pandemia se vai desenvolvendo. Todos os cenários passaram a ser mais desafiadores na vida de todos nós.

O consumidor actual mudou os seus hábitos de consumo e por isso a nova palavra de ordem para as marcas é REINVENTAR. Esta reinvenção é essencial para que as empresas se mantenham vivas na mente dos consumidores.

O papel das empresas nas redes sociais perante a nova realidade

Considero que é muito importante que as empresas reavaliem o seu posicionamento e a forma como comunicam com o seu público. Analisar o estado actual da empresa, o seu segmento de mercado e os novos padrões de consumo do público-alvo são pontos fundamentais para redefinir uma estratégia adaptada à nova realidade.

Deve essencialmente: manter uma comunicação ativa; interagir com o público através de conteúdos relevantes e resposta rápida a comentários e mensagens; mostrar empatia.

Apresento de seguida algumas estatísticas sobre o papel das redes sociais na vida dos consumidores face à nova realidade: 60% dos consumidores utilizaram mais as redes sociais desde que a pandemia COVID-19 começou. 74% dos consumidores baseia a sua decisão de compra nas redes sociais. 81% dos consumidores antes de efectivar a compra procuram o produto online.  

Face a estas estatísticas, podemos assumir que as redes sociais permitem que as marcas criem uma forte ligação e interação com os seus clientes ou potenciais clientes. Num momento em que todos nos tivemos de reinventar em adaptação a esta pandemia (teletrabalho, ficar em casa e sair só para o essencial, viver mais o online e as plataformas de entretinimento que dispõe, etc), as marcas devem aproveitar a oportunidade para definir a sua estratégia online para criar laços fortes com a sua comunidade.

Precisa de ajuda para desenvolver a sua estratégia de Marketing Digital nas redes sociais? Fale comigo.

Estatísticas obtidas através de PWC, Fundera, SocialBakers, Forbes.