Quando falamos em persona e em público-alvo, parece que estamos a falar da mesma coisa. Mas a verdade é que não é bem assim.
Os conceitos são diferentes, enquanto que o público-alvo se define de forma mais abrangente para para quem se vende os produtos/serviços, a persona é algo mais específico baseada em dados sobre o comportamento e características demográficas dos clientes, onde também são criadas histórias pessoais, motivações, objectivos, desafios e preocupações. Podemos assim assumir que a persona é a representação do cliente ideal.
Conhecer o público-alvo é de facto muito importante, mas não é o suficiente se deseja comunicar de forma mais personalizada com os seus clientes. Os dados obtidos num estudo do público-alvo, por norma, baseiam-se no género, faixa etária, classe social e localização. Estas são informações mais básicas, que sozinhas só o vão ajudar a comunicar de forma muito superficial.
A definição da persona vai ajudar a conhecer gosto pessoais, sonhos, temas de interesse, o sector profissional, como comunica, etc. O público-alvo mostra apenas informações gerais, enquanto que a persona mostra quem realmente é o cliente. Ou seja, enquanto define a sua persona, vai procurar compreender quais as necessidades, problemas e dores dos compradores do seu produto.
Se conhecermos as necessidade, problemas e dores dos nossos clientes, compreenderemos também como é que o nosso negócio o poderá ajudar. Assim, torna-se muito mais fácil comunicar para os potenciais clientes.
Concluindo, assumo que o ideal, é unir as duas estratégias. Inicie com o estudo do público-alvo para o poder definir com a melhor exatidão possível e, com bases nas informações obtidas, comece a definir a persona da sua empresa. Importa também salientar que quando não sem compreende bem quem é a persona, a empresa acaba por criar produtos/serviços que o publico simplesmente não quer e não precisa.
Agora que já sabe a diferença entre os conceitos, está pronto para definir a estratégia da sua marca? Se precisar de ajuda fale comigo.