Definir objectivos de forma clara, prática e real é um dos melhores caminhos para gerar bons resultados. É esse o foco dos objectivos SMART.
A metodologia dos objectivos SMART foi creditado pelo Peter Druker em 1954, no seu livro The Practice of Management. A sua teoria defende que na estratégia de marketing os vários objectivos a ser definidos devem estar alinhados coma a realidade e com a estratégia actual da empresa.
Nesta metodologia dos objectivos SMART, estes devem ser:
Specific – específicos: especifique de forma clara o que deseja fazer, bem descrito e detalhado e que responda as seguintes questões: O que quero com este objectivo? Quem é responsável por ele? Onde vai ser realizado Como será conseguido? Por que é que ele existe?
Measurable – mensurável: quantifique o que pretende, determine critérios concretos para medir o progresso rumo à realização dos seus objectivos. Só assim poderá ir avaliando o processo ao longo do tempo. Estabeleça números que permitam medir e que respondam às questões: Quanto? Quantos? Como é que vou saber que atingi o objectivo?
Attainable – alcançável: defina os objectivos de forma realista, que sejam possíveis de alcançar dada a actual conjuntura da sua empresa e compatíveis com a sua realidade e recursos. Pois, planear um caminho e estabelecer prazos vai permitir alcançar
Realistic – relevante: defina objectivos realista tendo em consideração todos os recursos que tem à sua disposição.
Time – definido no tempo: aqui deve definir o intervalo temporal para cada objectivo. Todos os objectivos vão precisar de um prazo para serem definidos, se criar um objetivo e não estabelecer um prazo para ser alcançado, este pode ser alcançado num,1 dia, 1 mês, 1 ano.
Exemplo: “Aumentar 200% o tráfego do website em 3 meses, recorrendo a técnicas de Search Engine Marketing, a fim de obter mais conversões de leads como meta. Alinhado com o objectivo estratégico de conquistar mais quota de mercado.” in Mkt Digital 360, Vasco Marques.
Agora que já sabe como se processa a metodologia dos objectivos SMART, pode definir as suas metas de forma clara, prática e real construindo uma estratégia de marketing sólida.