Depois de um ano atípico como o de 2020, falar em tendências de marketing digital é encarar novas perspetivas.

A crise que a pandemia COVID-19 nos deixou e que afectou seriamente todos os sectores, será o maior desafio para o próximo ano.

Ainda anestesiados pela insanidade de 2020, precisamos planear o futuro e o desafiante ano de 2021 em nome do sucesso que tanto desejamos. Este sucesso passa por acompanhar as principais tendências de marketing digital para o próximo ano.

Todos os anos, no fim último trimestre do ano o mercado começa a preparar o ano seguinte e por isso é importante estar a par de todas as actualizações para poder inovar a sua marca.

Seguem-se assim as principais tendências do marketing digital para 2021:

1. Directos: os directos foram algo muito significativo em 2020 por ser uma forma de interacção entre empresa e audiência. As medidas de distanciamento social, o confinamento e a quarentena originaram o boom desta ferramenta, fazendo parte de uma estratégia de marketing digital adaptada. Os resultados obtidos por estes directos foram muito interessantes, gerou mais proximidade e intensidade na relação marca-público e isso deve continuar no próximo ano.

2. Vídeos curtos: quando falamos em vídeos curtos falamos do TikTok, a rede social de 2020, que com vídeos de 15 segundos alcançou públicos de todas as idades. O que começou como uma brincadeira para adolescentes com danças, desafios e dobragens acabaram por chegar também às outras redes sociais (instagram reels) devido ao enorme sucesso. É uma nova forma de criar conteúdo e proximidade com o público, por isso é considerado uma tendência de marketing digital para 2021.

3. Integração ecommerce: os pagamentos via whatsapp, as actualizações no instagram shopping vieram provar que a tendência do ecommerce é real e que os consumidores adoram. Em 2020, muitas empresas adaptaram a sua estratégia de vendas e começaram a usar as redes sociais para vender, bem como optaram por preparar os seus websites para começar a vender online. Este crescimento de vendas online deve continuar e será tendência para o próximo anos. Já assistíamos a um aumento da preferência dos consumidores pela compra online e os que ainda não tinham sido conquistados por essa tendência acabaram por viver essa experiência com este atípico ano de 2020.

4. Personalização: uma tendência de marketing digital que não é novidade, mas que tem ganho cada vez mais força. O principal a reter é que deve investir em tecnologia e ferramentas que possibilitem o seu consumidor usufruir de uma experiência personalizada ao máximo. Desde o ecommerce, whattsapp, email marketing, anúncios nas redes sociais e aos influenciadores digitais.

5. O SEO como estratégia chave: a optimização dos websites para os motores de pesquisa torna-se cada vez mais essencial. Esta é uma técnica focada na exposição da sua marca como um resultado orgânico (não pago).

6. Trabalho de freelancer de marketing digital: as empresas cada vez procuram profissionais não só para trabalhos pontuais, mas também para o planeamento de conteúdo a publicar nas redes sociais e para trabalhos contínuos. Entre todas as tendências de marketing digital para 2021, aponta-se um grande crescimento para este tipo de trabalho.

Estas são as previsões baseadas no que o mercado tem vindo a mostrar ao longo do ano de 2020. Existe sempre a possibilidade de surgirem novas ferramentas, tecnologias ou algum acontecimento que mude tudo, tal como aconteceu em 2020 com a pandemia.

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