O primeiro artigo deste blogue só podia ser sobre o Marketing Digital, a sua importância e o impacto que tem no mundo das marcas.

A pandemia mundial COVID-19 elevou um pouco mais o Marketing Digital, embora este seja apontado como uma ferramenta estratégica crucial para as organizações desde há muito tempo. Desde um posicionamento estratégico à sua eficiência operacional, o digital é muito importante na implementação de uma estratégia de marketing.

Aos que ainda procuram por uma definição especifica daquilo que é o Marketing Digital, está longe de ser única e diversos autores ao longo do tempo estruturaram uma definição deste conceito. Na minha opinião, a que melhor define esta vertente do Marketing é: Forma de comunicação e interacção das organizações com os seus clientes, através de canais digitais (internet, email, entre outros)e tecnologias digitais (Kotler).

Posto isto, passamos à relaçãoe entre o Marketing Digital e pandemia que nos afectou a todos. O COVID-19 veio mostrar às empresas que devem estar sempre preparados para imprevistos e que o plano B deve sempre existir. 2020 foi a prova de fogo para muitos e a adaptação das empresas a novas estratégias de marketing acabaram por ser a chave para sua sobrevivência.

Ainda que algumas empresas já fizessem uso das ferramentas de marketing, este ano o desafio foi como sobreviver a este momento. É aqui que os canais digitais entram como a melhor solução para a interatividade com o público-alvo. Estes permitem incentivar os clientes e potenciais clientes a agir, geram quase que criticas imediatas, gostos, partilhas comentários, visualizações e propagação da marca.

Adaptar o negócio local à nova realidade?

Os negócio locais sofreram bastante com esta nova realidade, pois o “físico” era a base para vender e receber clientes. A obrigação de permanecer em casa sempre que possível acabou por prejudicar o lucro destes negócios. Assim, a criação e adaptação de estratégias para chegar ao cliente tornou-se essencial. O foco passa pela criação de uma estratégia digital responsiva e adaptada ao seu negócio, à sua identidade, ao seu público.

Se estava sempre a adiar para se dedicar a uma estratégia de Marketing digital, este é o momento. É difícil chegar ao ponto de equilíbrio, mas não é impossível desde que se tenha o foco na comunidade e no enriquecimento dela. Criar conteúdo de qualidade, ser regular na partilha de conteúdo, fazer anúncios pagos, apostar no SEO, são algumas das coisas que pode investir.

Quanto às redes sociais, que são uma óptima ferramenta de comunicação entre empresa-consumidores, obtiveram um grande crescimento pelo aumento de actividade. Rapidamente algumas empresas perceberam que a comunicação através das redes sociais podia ser o caminho, aproveitando a oportunidade para criar conteúdo adaptado ao momento e significativo. Isto para envolver a sua audiência e criar consumidores felizes.

Anote que nesta pandemia nem tudo é mau, foi criada uma nova forma de conexão entre as empresas e os consumidores. E o Marketing Digital faz parte dela.

Caso precise de ajuda para desenvolver a estratégia digital do seu negócio e dar uso aos seus canais, fale comigo.