O Branding é proveniente do termo em inglês Brand Management, que traduzido significa Gestão de Marca.

O grande objectivo do Branding é a estratégia de gestão de marca, fazer com que determinada marca tenha uma presença sólida no mercado de forma a ser recordada pelos seus clientes e público-alvo.

Conseguir um bom Branding para uma marca requer estudo, análise e organização e é por isso que a estratégia de gestão de marca é tão importante para o sucesso de uma empresa.

1 Analise a sua marca ao pormenor: a primeira coisa a fazer na definição de uma estratégia bem concebida é a análise pormenorizada da marca, seja ela antiga ou acabada de criar. Por isso, é essencial nesta primeira fase ter a certeza de quem é a persona da sua marca. Caso ainda não tenha criado uma, crie.

Aqui existem alguns factores que devem ser também analisados e tidos em consideração na análise da marca: identidade visual ( logo, as cores utilizadas, estilo e fontes), posicionamento e personalidade da marca (valores, o “tom de voz” a utilizar, os canais de comunicação, a mensagem a transmitir).

2 Crie a estratégia de marketing: após a fase de análise, definição de identidade e valores da marca está tudo pronto para a definição da estratégia. Por exemplo, ao nível do digital poderá optar por estratégias como a de conteúdo, e-mail marketing, SEO, anúncios em redes sociais.

O marketing interno também conta como estratégia fulcral no Branding, pois envolver o público interno da sua empresa é muito importante para transparecer para o exterior. Então, ter uma estratégia de endomarketing é essencial.

Nas grandes marcas o Branding é levado muito a sério, estas procuram desenvolver uma identidade visual forte e consistente. O “tom de voz” com que comunicam tem sempre como objetivo envolver a audiência através da emoção. Como por exemplo a Coca-cola: “abra a felicidade”; “uma Coca‑Cola e um sorriso”; “abertos para o melhor que está por vir”.

Agora que já sabe o que é o Branding, está pronto para definir o da sua marca? Se precisar de ajuda para gerir as suas redes sociais fale comigo.